Pré-Conferência da Mulher em Vila Prudente destacou a saúde da mulher
segunda-feira, 25 de julho de 2011Aconteceu na manhã do último sábado (23) no auditório da Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, a Pré-Conferência Municipal de Vila Prudente para as Mulheres da Cidade de São Paulo que reuniu cerca de 70 pessoas, entre lideranças da região e moradores para discutirem as prioridades relacionadas às mulheres e o que tem sido feito ou precisa acontecer para melhorar as condições delas no trabalho, na vida social e familiar.
Na reunião, além da formulação de propostas de novas políticas públicas para as mulheres da cidade, foram oferecidas palestras para mostrar aos presentes o atual momento das mulheres na sociedade e o que o poder público e outras instituições oferecem para melhorias da qualidade de vida delas.
O subprefeito do bairro Vila Prudente/Sapopemba abriu a cerimônia ressaltando a importância da mulher para a família e as novas conquistas que elas alcançaram ao longo dos últimos anos.
Foram realizadas três palestras. A primeira foi ministrada pela Drª. Elenice Maria Morales Peres, que é interlocutora de Estratégias de Saúde da Família, e que veio representando a supervisora de Saúde de Vila Prudente/Sapopemba, Dra. Selma de Fátima Nunes Gouveia Buff. A doutora mostrou aos presentes os equipamentos públicos de Saúde que existem na região e o que estes locais oferecem para as mulheres, como serviços de parto, pré-natal e papanicolau.
A segunda palestra foi apresentada por Cristiane Grilanda Pereira, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Vila Prudente, que também representou a supervisora de Assistência Social da Coordenadoria Regional de Assistência Social (Cras) Vila Prudente, Solange Jordão. Em sua palestra, Cristiane falou sobre o trabalho de assistência social para as mulheres, ressaltando que os casos de violência doméstica estão entre as maiores demandas no Creas.
A última palestra foi ministrada por Thatiane Coghi Ladeira, que é assistente social e representou a Casa Viviane dos Santos, especializada em violência doméstica. Em seu discurso, ela ressaltou que a violência doméstica ainda existe em números alarmantes, mas que algumas mulheres já tomam coragem para denunciar seus companheiros.
Após as palestras, o público foi dividido em grupos, de acordo com as funções que exerciam, para discutir novas propostas de políticas públicas para irem a votação e serem apresentadas durante a Conferência Municipal. Foram montados painéis temáticos, voltados á Saúde, à Educação, Cidadania, Cultura e Educação, além do Bem-Estar Social. Entre as propostas mais destacadas está a criação de um hospital especializado na saúde da mulher, que venha a atender a demanda de Vila Prudente, do Parque São Lucas e do Sapopemba, a realização de um diagnóstico de gênero nas áreas de cada subprefeitura, melhorar a informação sobre eventos e atividades voltados à mulher, melhorar a informação sobre eventos e atividades voltados à mulher, bem como promover um número maior de atividades dentro dos equipamentos públicos, a inclusão no currículo escolar, da creche à universidade, de uma educação voltada a não criar estereótipos entre homens e mulheres, e a criação de um Centro de Referência de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva.
A 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de São Paulo, marcada para os dias 27 e 28 de agosto, deve reunir cerca de 2 mil representantes do governo e da sociedade civil que elegerão as propostas de políticas para mulheres, que serão encaminhadas para as conferências Estadual e Nacional, por meio de delegados eleitos.
Todas as palestras preparatórias, bem como as conferências, são uma realização da Secretaria de Participação e Parceria, em conjunto com as 31 subprefeituras da cidade.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Mais notícias sobre a Vila Prudente:
- Evento do Sebrae-SP na Vila Prudente mostra como organização da loja ajuda a vender mais
- Escola Estufa promove oficinas gratuitas na Vila Prudente em comemoração ao Dia do Meio Ambiente
- Edição de abril da Feira de Troca de Livros ocorre dia 15 na Vila Prudente
- Vila Prudente recebe Teatro nos Parques 2013
- Vila Prudente festeja seus 121 anos