Governo adia entrega das estações Vila Prudente e Oratório do monotrilho
quarta-feira, 10 de julho de 2013Até abril passado, a previsão da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô era colocar o trecho inicial do monotrilho – 2,4 km entre as estações Vila Prudente e Oratório – em funcionamento até o final deste ano. No entanto, sem qualquer tipo de justificativa, o prazo foi empurrado para 2014. Além da espera sem fim pelo novo transporte, o problema é que, enquanto os trabalhos não forem concluídos, não existe previsão de melhorar o trânsito na região por causa das interdições viárias e até o comércio da avenida Anhaia Mello está sofrendo o impacto da obra.
A obra do monotrilho soma, até o momento, mais de dois anos e meio de atraso em relação ao prazo dado pelo então governador José Serra (PSDB), na ocasião do anúncio do início dos trabalhos na Anhaia Mello. Serra afirmou que o trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório seria inaugurado no final de 2010.
Três meses atrás, a Folha esteve no Metrô, quando conversou com o gerente da Linha 15-Prata, Paulo Sérgio Meca, e o chefe do Departamento de Obra Civil do empreendimento, José Arapoty Prochno, e o cronograma previa que o monotrilho começaria a operar comercialmente em abril de 2014, mas, a partir de dezembro deste ano seria iniciada a chamada operação assistida, quando passa a atender a população em horários reduzidos, sem cobrança de tarifa – semelhante ao que ocorreu na inauguração da estação Vila Prudente do Metrô.
“Estamos falando de um transporte que é novidade no Brasil e com uma capacidade que não existe em nenhum lugar do mundo. Tanto o Metrô como as construtoras envolvidas no projeto desconheciam o sistema, por isso, o ritmo inicial das obras foi lento, até mais do que a gente previu”, explicou o gerente da Linha 15 em abril. Além disso, segundo ele, entre 2010 e 2011, com a obra já em andamento, ocorreu uma grande mudança na proposta inicial da estação Vila Prudente. “A princípio a parada seria semelhante a da Oratório, atendendo apenas o monotrilho. Mas, como a SPTrans (São Paulo Transportes) tinha planos de implantar um novo terminal de ônibus na Vila Prudente, que também necessitaria de intervenções na Anhaia Mello, acabamos unificando os projetos. Por conta dessa readequação, a obra, que ficou sob a responsabilidade do Metrô, ganhou outra dimensão, praticamente triplicou, e precisamos fazer uma nova licitação. Todo esse processo atrasou os serviços em cerca de um ano e meio”, esclareceu Meca na ocasião da entrevista.
Desvio de tráfego
Para abrigar a estação Vila Prudente do monotrilho, a avenida Anhaia Mello precisará sofrer desvio permanente do traçado no sentido centro. A mudança estava prevista para ocorrer desde fevereiro e não foi possível por causa da temporada de chuvas. A nova previsão era maio, o que também não ocorreu. A reportagem foi conferir o trabalho nesta semana e constatou que as novas pistas da Anhaia Mello ainda não foram sequer pavimentadas. No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, o desvio “deverá ser feito nos próximos dias, após a conclusão do remanejamento dos postes de energia elétrica pelas concessionárias responsáveis”.
Sobre o adiamento do início de funcionamento das estações Vila Prudente e Oratório, o Metrô informou que a nova previsão é janeiro, mas, não informou o motivo do novo atraso.
Fonte: Folha VP