Parque Ecológico de Vila Prudente recebe diversas atrações em comemoração ao 7º ano de funcionamento
quarta-feira, 23 de novembro de 2011Às vésperas de comemorar o sétimo ano de funcionamento neste mês de dezembro, o Parque Ecológico de Vila Prudente terá uma programação especial para os moradores da região neste final de ano. Já neste mês é possível conferir algumas atrações, como as danças circulares, sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h.
No próximo domingo (27/11), a partir das 11h, o destaque ficará por conta da peça “Top! Top! Top!”, do grupo Ivo 60, que apresenta no palco montado ao ar livre no parque, personagens marcantes do cartunista Henfil. A peça faz parte do projeto “Teatro nos Parques”, programado para diversos parques da cidade. O autor do texto, o cartunista Henfil, falecido em 1988, ficou famoso por seu trabalho no jornal “O Pasquim”, entre outros locais onde atuou.
Nos dias 3 e 4 de dezembro, uma urna será colocada no local para os usuários do parque opinarem sobre novas políticas públicas. A ação faz parte do projeto SP 2040 – A Cidade que Queremos. Serão 10 perguntas para o morador ou o usuário do parque responder sobre o que deseja que melhore e aconteça na cidade para daqui a 30 anos.
Mais informações sobre o projeto SP 2040 – A Cidade que Queremos no site http://sp2040.net.br.
Já no dia 17/12, às 9h, a professora Simone Galhego ministrará uma aula de Lian Gong e Tai Chi Chuan, práticas orientais de equilíbrio e reenergização para todas as idades. O Parque Ecológico da Vila Prudente Lydia Natalízio Diogo está localizado na Rua Pedro Lécor, s/nº, no bairro Vila Prudente.
Sobre o Parque
O Parque Ecológico de Vila Prudente, administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, foi criado por lei em 5 de julho de 1996 e recebeu a denominação de Parque Profa. Lydia Natalízio Diogo por decreto em 27 de dezembro de 2004, o que lhe confere seis anos de atividade ininterrupta desde a abertura oficial. Sua área de 60.000 m2 é constituída por uma vegetação nativa e exótica e é utilizada especialmente para atividades de esporte e lazer. Possui pista de caminhada e corrida, aparelhos de ginástica e playground.
É interessante notar que a área utilizada atualmente pelo parque era constituída de terrenos mais elevados da várzea do Córrego da Mooca, afluente do Rio Tamanduateí, e já cumpria sua vocação: um morro utilizado pelos moradores locais para lazer, que perdeu essa característica lúdica com o processo de desindustrialização que descaracterizou a região. A criação e instalação do Parque, portanto, na passagem do século XX para o XXI, retoma esse uso e a memória desse espaço.
Fonte: Prefeitura de São Paulo